R de Racionamento
O racionamento é um conceito muito interessante especialmente por os americanos. Normalmente são implementados durantes guerra, mas podem ser para qualquer coisa. Quando acontece um racionamento o governo limite quanto comida ou recursos naturais as pessoas podem usar porque precisam de utilizar essas coisas para os militares na guerra. Mas não é só o governo que limita o consumo, durante tempos de racionamento as vezes as empresas e a sociedade inteira decidem racionar mais que o governo demandava. A segunda guerra mundial foi um exemplo de isso.
Durante a segunda guerra mundial o governo britânico pediu aos americanos a que limitaram seu consumo para ajudar o esforço de guerra, e nós respondemos. Ao mesmo tempo que declaramos guerra ao Japão, fizemos um racionamento. A primeira coisa que foi proibido a venda foi pneus para conservar a borracha. Depois limitaram gasolina, e ao final proibiram a venda de carros novos porque carros precisam de borracha, gasolina e metal, três recursos importantes nas guerras. Parcialmente porque não podiam vender carros e parcialmente porque havia muita demanda as empresas deixaram de fazer carros e mudaram para fazer tanques e aeronaves militares. Também fizeram racionamentos de comida, começando com açúcar em 1942. O governo distribuiu folhetos com cupons para quantidades determinadas de açúcar a cada família. Outros bens limitados no racionamento foram bicicletas, produtos lácteos, produtos de fruta, carne e banha, lenha, nylon e etc. Enquanto as medicinas não foram parte do racionamento, muitos foram escassos.
Os americanos são conhecidos por sua cultura de consumidor então é difícil imaginar como eles aceitaram um racionamento. A razão era propaganda. O governo tinha campanhas de propaganda para incentivar as pessoas a apoiar a guerra e aceitar o racionamento. As imagens são da propaganda da era da segunda guerra mundial. A propaganda foi tão bem-sucedido que as pessoas, especialmente as crianças, começaram a limitar eles mesmo. Muitas famílias começaram a plantar jardins porque não tiveram muitos cupons para comprar frutas ou legumes nas lojas. Também muitas famílias reciclavam muito, especialmente produtos de metal. Uma atividade comum nos clubes das crianças foi buscar produtos de metal que podiam reciclar para apoiar o esforço de guerra.
Os Estados Unidos nunca têm tido outro racionamento desde essa guerra. Temos tido faltas, mas nunca racionamentos. Com o excesso de consumo e resíduo no mundo e nos Estados Unidos, talvez beneficiarmos de um racionamento, não para uma guerra mas para salvar o planeta.
No comments:
Post a Comment