Y de Yemen
Yemen é um país na Península Árabe que se chama República do Iêmen em português. Iêmen é quase do mesmo tamanho que o estado do Alasca e tem aproximadamente 27 milhões de pessoas. A maioria do povo iemenita é muçulmano e árabe mas há outros religiões e etnias no país. Eles utilizam o rial iemenita. Apesar de ser um país pequeno e não muito conhecido, tem uma história muito interessante por sua posição no Mar Árabe. E atualmente está numa guerra com a Arábia Saudita.
Iêmen fica num lugar muito central entre a Ásia, a Europa, e a África e é circundado por dois corpos de água muito importantes para o comércio, o Mar Vermelho e o Golfo de Áden, os quais. Foram uma parte muito importante nas rotas antigas de comércio oceânicas. Muitos reis diferentes batalharam pelo controle da área do Iêmen até o começo do império islâmico. O Islam começou na Península Árabe, então Iêmen foi umas das primeiras áreas onde o Islam espalhou. Dinastias islâmicas conquistaram-se rapidamente até a conquista do Império Otomano no século quinze. Enquanto os otomanos controlavam a área as tribos locais ainda mantiveram estruturas de poder locais. Depois dos otomanos, os britânicos colonizaram o Iêmen porque precisavam dum porto entre o Canal de Suez e a Índia. Quando se tornou independente, Iêmen se dividiu em dois, Iêmen do norte e Iêmen do sul em 1962. Os dois países fizeram muitas guerras entre si até que se juntaram em 1994. O primeiro presidente foi eleito em 1999.
Hoje em dia, Iêmen está numa guerra mais horrível que as guerras civis com um grupo que se chama os Houthis. Os Houthis são uma insurgência xiita que começou a lutar contra o governo iemenita em 2004. São terroristas do Iêmen do norte e tem o apoio do Irão e Hezbollah. Além de ataques de terrorista, o governo da Arábia Saudita tem implementado bloqueios para evitar que recursos importantes chegam ao povo e está fazendo bombardeio de saturação. Muitas pessoas estão morrendo de fome ou surtos de doenças, e os que sobrevivem estão morrendo das bombas. Os Estados Unidos, e os Nações Unidos, tem demandado que a Arábia Saudita deixa sua campanha contra o Iêmen, mas não têm feito muito para assegurar que eles deixam, e as pessoas ainda sofrem.
O Iêmen, tem uma história muito longe, cheio de conflicto mas nada como seus problemas de agora parcialmente porque quase todo o mundo está envolvendo-se na guerra.
No comments:
Post a Comment